"Cantem ao Eterno uma novíssima canção!
Todos que vivem na Terra, cantem!
Cantem ao Eterno, adorem
o Eterno, pois o Eterno é digno
de muitos louvores..." Salmo 96
Nas celebrações dominicais a música tem um papel fundamental que é de levar a assembléia a um profundo louvor e adoração ao Senhor. A liturgia musical deve ser uma experiência de vida, pois ela nasce na nossa relação pessoal com Deus e com a comunidade. Como ICM, nossa espiritualidade está pautada na pregação inclusiva do amor de Deus por todas as pessoas, sem distinção. Sendo assim, a música na liturgia do culto deve refletir essa grande verdade de fé.
Mas muitos irmãos podem estar se perguntando: O que é Liturgia? A palavra liturgia vem do grego e significa serviço, doar-se. Contextualizando a palavra com a fé que professamos, liturgia significa comprometer-se com as coisas de Deus, doar-se por um bem maior. Vale salientar que liturgia é o ato celebrativo do culto. Assim sendo, cada momento do culto, cada rito nele presente, desde o introito até a benção final, faz parte da liturgia no culto.
Quando nos reunimos na igreja, na casa dos irmãos, nos ensaios musicais, nas reuniões disso ou daquilo, estamos dentro de um ato litúrgico, pois o papel da liturgia é comunicar o amor incondicional de Deus por cada um de nós!
De um tempo para cá, Deus tem colocado em nossos corações a necessidade de olharmos para a música com mais carinho, de forma que, aquilo que cantamos esteja de acordo com aquilo que pregamos. Sabemos que existem lindas canções por aí, de grandes cantores, mas muitas dessas canções não anunciam o amor radical e inclusivo que as Igrejas da Comunidade Metropolitana anunciam.
Nosso objetivo é levar os irmãos e irmãos a serem cristãos críticos quando o assunto é música cristã. Muitas vezes trazemos de nossas experiências cristãs, vícios que não comunicam vida, assim como pensamentos que ao invés de criar um ambiente de oração, criam um ambiente desconfortável.
Cada irmão e irmã que sentir em seu coração o desejo de participar desse novo projeto litúrgico, deverá antes de mais nada, buscar formação. Para isso, disponibilizaremos aqui nesse blog, o Manual de Liturgia, assim como outros materiais de formação. Nele teremos uma visão geral do que é liturgia e qual o seu papel no ato celebrativo em nossos cultos.
Todos e todas estão convidados a participarem da música na liturgia do culto. E como eu posso participar? É simples! Basta estar na igreja aos domingos, entre 16:00 e 16:15 hs, para o início do ensaio. Não precisa ser membro para participar!
O diácono Dario tem nos auxiliado muito nesta questão e já está marcando uma data para a nossa primeira formação. Assim que a data for definida, avisarei aqui no blog.
Enfim, cada um de nós podemos colocar a serviço da comunidade os dons que Deus generosamente nos deu. Qualquer dúvida, deixe aqui seu comentário ou nos envie um e-mail: liturgiaicmsp@gmail.com
Alexander Lucas Evangelista Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário