1-3 Eu sou a Videira Verdadeira e meu Pai é o agricultor. Ele retira de mim todo ramo que não produz uvas. Já o que produz ele poda para que produza ainda mais. “Vocês já estão podados pela mensagem que comuniquei”.
4
Vivam em mim. Venham morar em mim,
como eu moro em vocês. Assim como o ramo não pode produzir uvas por si mesmo,
mas apenas se estiver unidos à videira, vocês não podem produzir frutos se não
estiverem unidos a mim.
5-8 Eu sou a videira, vocês são os
ramos. Quando vocês estiverem unidos a mim e eu a vocês, num relacionamento
íntimo e orgânico, não imaginam que colheita terão. Separados, vocês nada podem
produzir. Qualquer um que se separa de mim é um ramo morto, que é apanhado e
jogado na fogueira. Mas, se vocês estão em mim e minhas palavras estão em
vocês, estejam certos de que suas petições serão atendidas. É desta maneira que
meu Pai demonstra que ele é: quando vocês produzem frutos, quando demonstram
maturidade como meus discípulos.
Para nossa reflexão:
Jesus vai usar de metáfora para comunicar aos seus discípulos a importância de sermos uma comunidade viva e unida pelo amor. Para isso, ele vai dizer: " Eu sou a Videira Verdadeira e meu Pai é o agricultor". Usando dessa simbologia, a videira como qualquer outra árvore, tem em sua estrutura a raiz, o caule e dele, os ramos, os galhos, compondo assim, uma árvore frondosa.
Para tanto, se o galho deixar a árvore, o que vai acontecer com ele? A resposta é simples: o galho vai secar e morrer. Acredito que o núcleo central da mensagem de hoje está na necessidade de cada cristão permanecer em Jesus. Ao lermos o evangelho, podemos perceber que Jesus nos chama a viver nele, morar nele, unir-se a ele, estar nele. Tudo isso comunica o desejo de Cristo e a urgente necessidade de estarmos nele. Entretanto, Jesus não quer que apenas estejamos ligados a ele. Seu desejo é que cada pessoa, estando ligada a ele, seja um ramo viçoso, bonito, produtivo. E como isso vai se dar? É estando em comunidade!
Acredito que não podemos produzir frutos sozinhos. A comunidade é a oportunidade que recebemos de Deus para sermos frutificadores de sua mensagem. Não basta apenas estarmos inseridos em uma comunidade de fé. É preciso sentir-se parte dela, nos seus acontecimentos e nos seus projetos. Isso vai acontecer a partir do momento em que cada cristão assume radicalmente sua posição na sociedade e nos valores que acredita. Não basta estar, tem que permanecer!
Voltando mais uma vez na figura da videira: toda árvore necessita de uma pode em determinado momento de sua vida. Para isso, o agricultor usa de materiais cortantes para efetuar o corte. Essa ação se faz necessária, ao ponto que a árvore precisa de novos galhos para produzir com mais força, dando frutos mais saborosos e bonitos. Assim também vai acontecer na comunidade cristã. Muitas vezes Deus permite que sejamos "podados" para que produzamos mais frutos. Essa poda vai se dar de modo direto na maneira que pensamos, na forma em que vemos certos assuntos, na nossa prática cristã como um todo. Cada vez que ouvimos a palavra de Deus e ela vai mexer com a forma em que pensamos, é Deus podando um galho em nós que já não produz mais frutos.
Peçamos a graça do Senhor no dia de hoje, a fim de que ele pode em nós tudo aquilo que não produz vida, que está seco dentro do nosso coração! Não vamos esquecer que sozinhos nada podemos fazer ou ser. Que a nossa vida para ser VIDA, deve estar ligada a Jesus, pois necessitamos da seiva da VIDA, que só Jesus Cristo pode nos dar. Que possamos perceber em nossa comunidade as verdades anunciadas em cada partilha do pão, em cada mensagem que Deus comunica a nós através dos nossos irmãos quando sobem ao altar. É na comunidade e pela COMUNIDADE que podemos permanecer em Jesus, assim como o Pai permaneceu nele.
Sejamos lindas videiras, laranjeiras, bananeiras, abacateiros, limoeiros, etc; mas unidos em Cristo!
Deus abençoe a todos e todas!
Alexander Lucas Evangelista Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário